Vídeos com visita guiada pelo Theatro São Pedro fazem parte das comemorações do aniversário de 164 anos

Bruna Tessuto (atriz)
Bruna Tessuto - Foto: Diego da Maia

Série de vídeos irá apresentar histórias curiosas do teatro mais antigo da capital gaúcha guiada por uma personagem fantasma com trilha sonora da Orquestra Theatro São Pedro.

A Orquestra Theatro São Pedro lançará, no dia 27 de junho, aniversário do Theatro São Pedro, o projeto Visita Orquestrada ao Theatro São Pedro. O projeto é uma correalização da Benfeitoria e da Sitawi Finanças do Bem, colaboração da Unimed, e apoio do BNDES, que, por meio de uma vaquinha virtual, contou com a colaboração de inúmeras doações para a produção dessa obra, que conta com oito vídeos que apresentam a história e os bastidores do Theatro São Pedro a partir de uma personagem especial, Dulce Miranda, uma atriz fantasma que habita o teatro desde o século XIX, interpretada por Bruna Tessuto. Os vídeos estarão disponíveis no canal do youtube do Theatro São Pedro e da Orquestra Theatro São Pedro.

A captação do recurso para o projeto ocorreu em 2021, após ser selecionado pelo Programa Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural, que funcionou da seguinte maneira: para cada real doado por pessoas físicas ou empresas, o BNDES aportou mais dois reais. Portanto, a contribuição foi triplicada, atingindo a meta final de R$84.320,00 reais. Como forma de agradecimento pelo apoio, cada doação deu direito a uma recompensa específica, desde brindes a oportunidade de assistir a um ensaio da orquestra, e até mesmo realização de eventos artísticos ou corporativos no Multipalco e/ou no palco do Theatro São Pedro.

Com o recurso arrecadado, uma série de vídeos foi produzida, mostrando os diferentes ambientes do Theatro São Pedro, sendo utilizados equipamentos de alta tecnologia, como câmera 360, drone, steadicam e recursos de realidade virtual. Houve também uma intensa pesquisa fotográfica para comparação com o cenário atual, situando o visitante no espaço e no tempo, unindo passado e presente. A Orquestra Theatro São Pedro gravou a trilha musical para o projeto, com obras especialmente selecionadas pelo maestro e diretor artístico Evandro Matté. A narrativa é conduzida pelo fantasma da atriz Dulce Miranda, que habita o teatro há mais de 150 anos, interpretada pela atriz Bruna Tessuto. A captação de áudio e de imagens foi produzida pela Atmosfera Produtora, empresa especializada em produção audiovisual de orquestras e demais grupos musicais. O objetivo foi fazer com que o espectador se sinta em uma experiência completa nessa visita virtual aos espaços do teatro. O material será disponibilizado para todos, de forma gratuita, no site, redes sociais e canal do Youtube da Orquestra Theatro São Pedro, democratizando o acesso a esse belo patrimônio cultural e alcançando espectadores de qualquer lugar do mundo.

SOBRE BRUNA TESSUTO

Formada em Teatro pela UFRGS, em 2016, e no Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose, em 2017. Desde então, vem ministrando oficinas e atuando na área cultural de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Deu aulas de teatro para crianças e adolescentes no CRAS de Morro Reuter e para jovens e adultos na Metamorfose, onde também trabalha como editora-executiva. Participou dos livros "Diálogos", "Anti-Heróis" e "Cidade Cinza". Em 2018, na Feira do Livro, lançou "Os bastidores de Emma", obra em que transformou a realidade em ficção. Após a publicação do livro, passou a fazer palestras em escolas para falar sobre depressão e sobre o processo de transformar dor em arte. O livro se tornou leitura obrigatória do Colégio Maria Imaculada. Seu mais recente trabalho no teatro foi a fantasma Dulce Miranda, nas Visitas Guiadas de Verão do Theatro São Pedro (fevereiro de 2020).

EVANDRO MATTÉ

Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra Theatro São Pedro / POA e do Festival Internacional SESC de Música, seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando como intérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na UPF (Universidade de Passo Fundo) e na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE, que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França, com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.