Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Theatro São Pedro realiza cerimônia de entrega da pintura das fachadas com presença de autoridades, patrocinadores e imprensa

Publicação:

Equipe da Coral e Rede Aquarela Tintas
Equipe da Coral e Rede Aquarela Tintas

Dia 29 de novembro ocorreu a cerimônia de entrega da pintura das fachadas do Theatro São Pedro - evento fechado para convidados e imprensa, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. A iniciativa faz parte do projeto “Tudo de Cor", das Tintas Coral, que há mais de 10 anos atua no apoio a diversos patrimônios públicos do país, e da rede de lojas Aquarela Tintas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e com a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP). 

O evento contou com a fala dos seguintes convidados e autoridades: do Presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, do gerente divisional Sul das Tintas  Coral, Gabriel Burd, do Presidente da Rede de Lojas Aquarela Tintas, Mauro Bessa, do Presidente da Associação Amigos do Theatro São Pedro, Gilberto Schwartsman, do Governador eleito, Eduardo Leite, da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Antonio Hohlfeldt falou das obras que estão por vir, tanto no Theatro São Pedro quanto na conclusão dos espaços do Multipalco, como o Teatro Oficina, que será inaugurado em março de 2023. A Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, ressaltou a importância dos investimentos nos aparelhos culturais do Estado e parabenizou a gestão de Eduardo Leite, que destinou o maior aporte para a área nas últimas décadas. 

Para as cores escolhidas foram feitos estudos a partir das diferentes tonalidades da qual o prédio já foi pintado ao longo dos seus 164 anos, trabalho liderado pelos arquitetos Helenice Macedo do Couto e Fernando Caetano, da empresa ArqProj, e que teve a aprovação de importantes órgãos de preservação do Patrimônio Cultural como o Iphae e o Iphan. Ao todo foram gastos 1.189 litros de tinta.

 

SOBRE O THEATRO SÃO PEDRO

O teatro mais antigo da capital gaúcha foi inaugurado em 27 de junho de 1858 (quando Porto Alegre não tinha nem 20 mil habitantes). Localizado na praça dos poderes, na Praça Marechal Deodoro - nome oficial -, mas conhecida até hoje como Praça da Matriz. O local é também a sede da Catedral Metropolitana, do Palácio Piratini (sede do governo do Estado), da Assembleia Legislativa e do Palácio da Justiça. O Theatro São Pedro é uma das primeiras construções em estilo neoclássico e é testemunha de inúmeras mudanças e do crescimento da cidade e colocou a Porto Alegre no roteiro de inúmeras óperas europeias que vinham para a América do Sul, no século XIX. Tombado como patrimônio histórico estadual e nacional, o Theatro São Pedro é um importante palco do país, referência por sua excelência em gestão pública e uma das poucas marcas invictas nas pesquisas de opinião do estado, sendo agraciado todos os anos como o teatro preferido e o mais lembrado em premiações como Top of Mind e Marcas de Quem Decide. Após mais de 40 anos sendo presidido por Eva Sopher, desde 2018 seu atual presidente é o jornalista, crítico teatral, escritor e professor universitário Antonio Hohlfeldt.

 

SOBRE O PROJETO TUDO DE COR

A Coral acredita que as tintas e as cores têm o poder de transformar as cidades, e a vida das pessoas. E através do nosso movimento Tudo de Cor, trabalhamos com a sociedade do nosso país, e de todo o mundo, para transformar patrimônios culturais, comunidades, e entidades a partir de ações voluntárias de pintura e restauração. Atuamos na formação de pintores, promovendo o emprego, e com isso melhorando o nível de serviço no nosso mercado. Já são mais de 5,5 mil pintores formados no Brasil, mais de 2 mil projetos entregues e mais de 1 milhão de litros de tintas utilizados nos últimos 10 anos.

Theatro São Pedro