Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Orquestra Theatro São Pedro - POA Cello Quartet

  • Data:

Ingresso mediante 2 kg de alimento não perecível (disponíveis na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h)

A Orquestra Theatro São Pedro recebe o POA Cello Quartet no concerto do dia 25 de setembro (domingo), às 18h. Os ingressos são gratuitos, mediante 2 kg de alimento não perecível, disponíveis a partir do dia 21 de setembro na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h. Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto apresentará obras de Tom Jobim, Ernani Aguiar, David Popper, Gabriel Fauré e Edmundo Villani-Côrtes.

 

O POA Cello Quartet é formado pelos violoncelistas Diego Schuck, Murilo Alves, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira. O grupo surgiu em 2020 com a proposta de apresentar o repertório que explora a rica sonoridade de um grupo de violoncelos. Buscando abranger uma ampla gama de músicas, o quarteto apresenta programas de compositores consagrados da música brasileira e internacional, revelando a versatilidade dessa rica formação instrumental. 

 

O concerto tem o patrocínio da STIHL, GERDAU, BRDE e BANRISUL Corretora de Seguros; apoio MBZ Advogados e Dufrio; Planejamento Cultural da Associação Pró-Música de Porto Alegre; realização Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

 

*este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo

 

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

PROGRAMA

 

Tom Jobim | Canta, Canta Mais

*Arr. Paulo Jobim

 

Ernani Aguiar | Violoncelada No. 1

*Original para grupo de violoncelos

Adapt. para Quarteto de Violoncelos de Hugo Pilger

  • Louvor aos Santos Reis

  • Bagpipes and Drums

  • Frêvioloncelando

 

David Popper | Requiem para três violoncelos e orquestra de cordas

*Adaptação p/ 4 violoncelos do Poa Cello Quarteto

 

Gabriel Fauré | Cantique de Jean Racine

 

Edmundo Villani-Côrtes | Cinco Miniaturas Brasileiras

*Adaptação para 4 Violoncelos e Orquestra de Cordas de Diego S. Biasibetti

  • Prelúdio

  • Toada

  • Choro

  • Cantiga de Ninar

  • Baião



--------------------------------------------------------------

 

EVANDRO MATTÉ

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

 

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

 

 

----------------------------------

 

LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: STIHL, GERDAU, BRDE e BANRISUL CORRETORA DE SEGUROS

Apoio: MBZ ADVOGADOS e DUFRIO

Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre

Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

SERVIÇO

 

Orquestra Theatro São Pedro

Data: 25 de setembro de 2022 (domingo), às 18h

Local: Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico/POA-RS)

Ingressos gratuitos, mediante 2kg de alimentos não perecíveis, disponíveis a partir do dia 21 de setembro na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

LINK COM FOTOS: https://bit.ly/3bV7mEb

Theatro São Pedro