Secretaria da Cultura

• Data:

MINISTÉRIO DO TURISMO e STIHL apresentam:

Série Concerto Theatro São Pedro

O concerto celebra os 164 anos do Theatro São Pedro com regência do maestro Evandro Matté. A Orquestra Theatro São Pedro recebe três solistas para esse concerto especial: o alemão Christoph Hartmann (oboé) e os brasileiros José Milton Vieira (trombone) e Fernando Deddos (piano), além da participação especial de Douglas Gutjahr (percussão). A apresentação será na véspera do aniversário do Theatro São Pedro, dia 26 de junho, às 18h. Os ingressos são gratuitos, mediante 2 kg de alimento não perecível, disponíveis a partir do dia 22 de junho (quarta-feira) na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h. No programa, obras de Fernando Deddos (1983 –) e K-Ximbinho (1917 – 1980).

O concerto tem o patrocínio da Stihl, Gerdau e BRDE; apoio MBZ Advogados e Dufrio; Planejamento Cultural da Associação Pró-Música de Porto Alegre; realização Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

*este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Concertino para Oboé e Orquestra de Cordas

I - O conheces?

II -Enquanto eu corria, assim eu ia. Enquanto um sentava na mesa do bar, outro era assaltado

III - Cortejo

Concertino para Trombone e Orquestra de Cordas

I - Allegro Marcado

II - Andante Porco Rubato

III - Allegro Acelerado “Faceiro”

Barros, Sebastião de - K-Ximbinho (1917 – 1980)

Ternura (arranjo: Fernando Deddos)

Sempre (arranjo: Fernando Deddos)

Polidisritmia

--------------------------------------

SOBRE OS SOLISTAS

Christoph Hartmann

Oboísta da Orquestra Filarmônica de Berlim, Christoph Hartmann estudou com Georg Fischer no Conservatório de Augsburg e aperfeiçoou-se com Günther Passin, na Escola de Música de Munique. Iniciou a carreira profissional em 1991, com a Filarmônica de Stuttgart, e no ano seguinte passou a ocupar o atual cargo na capital da Alemanha. Fundou em 1999, junto a colegas, o Landsberger Sommermusiken (Música de Verão Landsberg), do qual evoluiu o Ensemble Berlin. Recentemente, a partir de pesquisas, foi responsável por reviver a obra do lendário compositor italiano Antonio Pasculli.

José Milton Vieira

Trombone solista da OSPA e professor de trombone da Escola de Música da OSPA, é reconhecido concertista e docente com intensa atividade no Brasil e no exterior. Ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, conquistou o Primeiro prêmio e o Prêmio do público no 26° Concorso Internazionale “Città di Porcia” (Italia-2015); Primeiro prêmio da “Lewis Van Haney Philharmonic Prize Competition”, em Paris (ITF 2012), dentre outros. Em 2019, lançou o primeiro disco, intitulado “Plural”, com obras que apresentam elementos do erudito e do popular. Em 2020, o CD foi agraciado com dois prêmios Açorianos de Música (Melhor Disco Erudito e Melhor Instrumentista). É Mestre em Música pelo programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ e artista da marca de trombones Thein-Brass.

Fernando Deddos

Compositor, performer, regente e representante do eufônio na música brasileira, Fernando Deddos é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas obras já foram interpretadas e gravadas em todo o mundo, com destaque para ''Eufonium Brasileiro'', premiado como melhor álbum pela Associação Internacional de Tubas e Eufônios (ITEA), e ''Concerto para Eufônio'', peça vencedora do Harvey Phillips Award for Excellence in Composition. É doutor em Música pela University of Georgia (Estados Unidos) e graduado em Regência e Composição pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Preside a Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e é artista da Adams Instruments.

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Data: 26 de junho de 2022, domingo, às 18h

Local: Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico/POA-RS)

Ingressos gratuitos, mediante 2kg de alimento não perecível, disponíveis a partir do dia 22 de junho, na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: STIHL, GERDAU e BRDE

Apoio: MBZ ADVOGADOS e DUFRIO

Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre

Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Theatro São Pedro