Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O Projeto

Ao longo das últimas décadas, o Theatro São Pedro amplia-se em um importante complexo cultural – o Multipalco Eva Sopher. Juntos, formam um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço de mais de 25 mil m² no coração da capital gaúcha.

O projeto conta com mais de 18 mil m² de área construída, permitindo ampliar o atendimento de demandas culturais e educacionais. Serão cinco andares destinados às artes de palco, equipados para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores.

A seguir, confira as salas e teatros que formam o Multipalco, alguns dos quais já estão sendo utilizados para a realização de oficinas, workshops e aulas de música que promovem a inclusão sociocultural de jovens da região metropolitana de Porto Alegre.

PRAÇA MULTIPALCO - Num total de 2.900 m², a Praça Multipalco, inaugurada em 2009, compõe o sétimo pavimento do complexo cultural e proporciona a ligação entre a Praça da Matriz, o Arquivo Público e a Assembleia Legislativa, além do próprio Theatro São Pedro, configurando um grande espaço de lazer e cultura para toda a população. Neste ambiente estão localizados o Du’Attos Restaurante Multipalco e a Concha Acústica.

Du'Attos Restaurante foto Diego da Maia (2)

CONCHA ACÚSTICA - Espaço para espetáculos ao ar livre, inaugurado em 2009, com capacidade para aproximadamente 250 espectadores, construída e idealizada em respeito à memória da antiga Concha Acústica Araújo Vianna – localizada ao lado, onde hoje encontra-se o prédio da Assembleia Legislativa.

Concha Acústica

RESTAURANTE - O Du’Attos Restaurante Multipalco oferece, de segunda a sábado, das 11h30min às 15h, buffet executivo com desconto de 10% para associados da Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP).

Du'Attos Restaurante foto Diego da Maia (5)

ECO TELHADO - Presente no restaurante e nas áreas de recepção do Multipalco, o telhado verde tem como objetivo amenizar o impacto visual gerado pelo concreto e criar maior conforto térmico e urbano. O custo de sua manutenção é praticamente zero, com eventual necessidade de rega em períodos de seca no verão. Um dos maiores benefícios é a sensação térmica e acústica do local. O gasto com eletricidade diminui cerca de 30% graças a essa cobertura.

Ecotelhado Nathalia Sasso (1)

ÁREA ADMINISTRATIVA - Espaço que abriga os funcionários da Fundação Theatro São Pedro, Associação Amigos do Theatro São Pedro e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, distribuídos em nove ilhas de trabalho.

Área Administrativa Nathalia Sasso (9)

SALAS DE REUNIÕES Sala destinada a apresentações camerísticas, ensaios, simpósios e conferências. O conjunto dispõe de quatro salas, dois camarins, musicoteca e sala para guarda de instrumentos.

20190128 105838

SALA DA MÚSICA - Sala destinada a apresentações camerísticas, ensaios, simpósios e conferências. O conjunto dispõe de quatro salas, dois camarins, musicoteca e sala para guarda de instrumentCENTRO CULTURAL DE FORMAÇÃO - Conjunto de cinco salas, uma grande para workshops e oficinas, e outras quatro especializadas para aulas de instrumentos musicais e coral. Este espaço foi entregue à comunidade em março de 2013 e está sendo utilizado pela escola de música Usina de Talentos. A escola integra o projeto conjunto da Associação Sol Maior (mantida pelo Instituto Gerdau) com a AATSP e atende crianças e jovens em condições de vulnerabilidade social, entre 7 e 14 anos, selecionados em escolas públicas da periferia urbana de Porto Alegre.

Novo Piano Sala da Música Fotos de Nathalia Sasso (22)

SALAS MÚLTIPLAS - Conjunto de salas próprias para a realização de workshops, oficinas e seminários, sendo três moduláveis, em um total de 260 m². Esses espaços abrigarão também cursos, convenções, palestras e outras atividades culturais. Com pé direito duplo e alças no teto, a sala central poderá ser utilizada para trabalhos práticos de acrobacias aéreas, com uso de corda e tecido.

Salas de Ensaio 2

SALA DA DANÇA - Sala destinada a criação de um corpo de baile e equipada para proporcionar aos bailarinos uma excelente infraestrutura.

Sala da Dança 14 agosto 2017 Nathalia Sasso (1)

FOYER DO MULTIPALCO - A entrada principal para o Teatro Italiano e demais espaços do Multipalco será pela Rua Riachuelo. Contará com os seguintes espaços: cafeteria e bar; quatro lojas destinadas à venda de produtos culturais, agência bancária e outros usos, inclusive por patrocinadores e produtores dos espetáculos; sala para entrevistas coletivas e reuniões.

IMG 1711

TEATRO ITALIANO - Destinado a espetáculos teatrais, sinfônicos, música e dança, com todas as correspondentes áreas e equipamentos de apoio. Encontra-se no centro da edificação e é o principal palco do Multipalco. Possuirá plateia, mezanino e camarotes, totalizando 650 lugares em cadeiras fixas. Serão 700 m² dotados de uma acústica ideal e modernos equipamentos.

IMG 1692

TEATRO OFICINA – Com galerias e espaços móveis para 200 espectadores, com capacidade de expansão, de acordo com cada montagem cenográfica. Destinado à criação de espetáculos e propostas experimentais, dispõe de 350m². Eventualmente poderá ser usado como sala de convenções e exibições cinematográficas.

IMG 1710

Theatro São Pedro