Secretaria da Cultura

Musical Évora | Gilmar Goulart (marimba)

• Data:

Entrada Franca

Valor fixo do estacionamento - R$15,00

O Musical Évora do dia 28 de setembro (quarta-feira) recebe o Recital de Marimba com Gilmar Goulart. O recital ocorre no Foyer Nobre do Theatro São Pedro em apresentação única, às 12h30, com entrada franca. Serão apresentadas composições de Christopher Deane, Eric Sammut, Jesús Marinez, José Luis Padula, Ney Rosauro, Keiko Kotoku, Keiko Abe e outros.

O evento respeita todos os protocolos de higiene e distanciamento, com ocupação total de 100 lugares. O Musical Évora tem o patrocínio da Évora Holding Company, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e produção da Fundação Theatro São Pedro – instituição vinculada à Sedac. Recomenda-se o uso de máscara durante o evento.

Sobre Gilmar Goulart

Ingressou como professor da UFSM em 1995, é Professor Titular do Departamento de Música, Doutor em Artes Musicais {Marimba} pela Universidade de Colorado em Boulder, EUA. Natural de Santa Maria, RS, cursou o Bacharelado em Percussão na Universidade Federal de Santa Maria, Especialização no Royal Northern College of Music (Manchester, Inglaterra). Iniciou seus estudos de percussão com Rose Braunstein, tendo concluído o Bacharelado com Ney Rosauro; na Inglaterra foi aluno de Ian Wright, Liz Gilliver, Heather Corbett, Graham Johns, Ian Forgrieve; nos Estados Unidos seu orientador foi o Dr. Douglas Walter.

Gravou dois CDs: O Mundo da Marimba (1998), incluindo uma coleção de solos originais para o instrumento, duas obras gravadas pela primeira vez; em 2006, Os Estados de Espírito da Marimba (2006), com cinco obras compostas especialmente para ele; um duo para violino e marimba (primeira gravação no Brasil), e um duo para marimba e piano (primeiro registro fonográfico mundial).

Apresentou muitas obras em primeira audição brasileira e mundial. Em 2011 e 2018 fez turnê nos Estados Unidos, apresentando recitais e ministrando masterclasses em 11 universidades.

Como docente e palestrante, tem participado como professor convidado em diversos cursos no estado e país, ministrando aulas de percussão, ensaiando e regendo grupos de percussão e participado em grupos de câmara com outros artistas. Já ministrou cursos e oficinas em Brasília, Gramado, Canela, Salvador, Passo Fundo, Tatuí, Uberlândia, Pelotas e Patagônia (Argentina).

Sobre o Musical Évora
O projeto consolidou-se como palco de inúmeros artistas locais, nacionais e internacionais e promete oferecer ao público a mesma qualidade, com excelentes apresentações de diferentes instrumentos e estilos da música erudita, clássica e experimental. Há mais de 20 anos, o projeto iniciou com o nome de “Música ao meio-dia”, logo após tornou-se “Musical Petropar” e, mais recentemente, “Musical Évora”. Apresentações gratuitas, todas as quartas-feiras úteis, sempre às 12h30, com duração de aproximadamente 45 minutos.
_________________________________________________________

Programa:
Eric Sammut
Libertango {Variations on Marimba} [2002]
Jesús Martínez (1963-)
La Luna durmiendo en el Grijalva [2014]
José Luís Padula (1893-1945)
Arr. Gilmar Goulart – 9 de Julio [1918]
Christopher Deane (1957-2021)
Etude for a quiet hall [1982]
Ney Rosauro (1952-)
Mestre Zeferino [2013]