Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Multipalco inaugura o Teatro Oficina com uma programação artística especial

Publicação:

Teatro Oficina do Multipalco Eva Sopher
Teatro Oficina

No dia 27 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, será inaugurado o Teatro Oficina do Multipalco Eva Sopher. Com finalização das obras a partir dos recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Projeto Avançar na Cultura, o complexo cultural é um projeto arquitetônico de Júlio Collares e Dalton Bernardes. A programação artística é um patrocínio da Unimed e conta com a organização e produção de Marcelo Filgueiras e Cris Carvalho, da Littlejohn Entretenimento, e de Mariana Abascal. O espetáculo que inaugura o Teatro Oficina será a estreia da peça O Homem e a Mancha, às 19h, com texto de Caio Fernando Abreu, direção de Aimar Labaki e interpretação de Marcos Breda. A noite será apenas para convidados, mas o restante da programação está aberta para o público e estão com os ingressos à venda no site: www.teatrosaopedro.rs.gov.br.

O Teatro Oficina tem capacidade para 120 espectadores e existem três diferentes tipos de composições para a plateia, ou seja, a disposição entre atores e plateia pode mudar de acordo com cada produção artística. Na noite de inauguração será revelado o nome oficial do teatro, após votação pública aberta no início de fevereiro no site e redes sociais do Theatro São Pedro. Os nomes cotados para dar nome ao novo espaço são: Carmen Silva, Irene Brietzke, Ivo Bender, Mauro Soares e Olga Reverbel.

O Multipalco Eva Sopher pertence à Fundação Theatro São Pedro, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e junto com o prédio histórico forma um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço de mais de 25 mil m² no coração da capital gaúcha.

Sobre o Multipalco

O projeto conta com mais de 18 mil m² de área construída, permitindo ampliar o atendimento de demandas culturais e educacionais. São cinco andares destinados às artes de palco, equipados para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores.

Veja mais fotos: https://89v5.short.gy/salasmultipalco

Confira a programação completa:

FESTIVAL TEATRO OFICINA

Dia 27 de março (segunda-feira)

18h - Cerimônia de inauguração
Antes do evento teremos uma visita guiada ao complexo cultural Multipalco Eva Sopher pelo presidente da Fundação Theatro São Pedro.
(evento fechado para convidados)

O Homem e a Mancha
O Homem e a Mancha
19h - O Homem e a Mancha
Com texto de Caio Fernando Abreu, o monólogo volta a ser estrelado pelo ator gaúcho Marcos Breda, o mesmo da montagem original, que estreou em 1996. Na releitura, com o auxílio da tecnologia, Breda revive e, ao mesmo tempo, dialoga com o personagem dos anos 90, transitando entre a história de diferentes personagens. Dentre eles, um ator à procura de um personagem, um aposentado solitário que se isola do mundo, um homem obcecado por uma mancha na pele e Dom Quixote, o cavaleiro da triste figura. A direção é de Aimar Labaki e após essa apresentação o ator irá viajar em turnê com este espetáculo.
(espetáculo fechado para convidados)

Dia 28 de março (terça-feira) - 19h

Macbeth in Pop
Macbeth in Pop
Macbeth in Pop: Guerras Urbanas!
Propõe através da narrativa Shakespeariana, uma problematização do espaço urbano a partir dos dispositivos da cena e do contemporâneo em que sua linguagem de encenação opera. Com isso, tenta criar um diálogo entre atores e espectadores de forma em que as fronteiras da quarta parede sejam rompidas e o espetáculo aconteça ainda mais próximo do público, tornando-o membro itinerante da encenação, uma vez que o espetáculo propõe o deslocamento da plateia de um lugar para o outro. Macbeth in POP: Guerras Urbanas, fala sobre ganância, poder, traição e sobre a perversidade da alma humana, revelando o trágico de nossas humanidades.

A montagem conta com dramaturgia e direção de Henrique Leal, realização do Grupo Teatral 1º A.T.O e foi vencedora do 16º FESTCARBO 2022 na categoria espetáculo adulto. A co-produção é da Secretaria Municipal de Cultura do Município de Arroio dos Ratos.

Elenco: Franco Mendes, Giselle Fruffreck, Jeferson Hertzog, Taila Coelho, Jussanã Marques, Matheus Sousa, Carine Machado, Rickelme Couto, Alice Dalpiaz e Alan Santos.

Dia 29 de março (quarta-feira) - 19h

Luciano Leães
Luciano Leães
Sarau do Solar Especial
Recital do pianista de blues
Com Luciano Leães
Com músicas de seus discos e músicas inéditas, o show pretende reconectar o passado, o presente e o futuro, desmembrados outrora pelo COVID19. Será um espetáculo para relembrar os bons momentos de seus quase 30 anos de carreira e o que ainda está por vir. Uma noite especial de um dos principais pianistas do país quando o assunto é blues, jazz e R&B. O show traz a participação dos músicos Ronaldo Pereira, Bruno Nascimento, Júlio Rizzo, Ronie Martinez, Edu Meirelles, Vicente Guedes e Solon Fishbone.

Co-produção com a Diretoria Cultural da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Dia 30 de março (quinta-feira)

18h - Lançamento de livro e autógrafos
Livro F.A.C.A.S.
Organizado por Alfredo Aquino.
Fotografias de Elis Vasconcellos

18h - Exposição Fronteira
Fotografias de Elis Vasconcellos
Saguão do Multipalco
De 30 a 2 de abril

19h - Canciones que Nacen del Camino
com Martim César & Oscar Massita | Duo Copla Alta
Show de lançamento do CD e livro “Canciones que nacen del camino”

Uma viagem musical que começará com uma abertura a cargo de um dos mais importantes cantores pampeanos do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Vasconcellos, com suas mais de 5 décadas de carreira, contando, nesse recital, com o acompanhamento do violonista gaúcho Marcello Caminha e com a participação especial do poeta e compositor fronteiriço Martim César. Em seguida, a música atravessará a linha divisória em direção ao Uruguai profundo, aquele de Osiris Rodrigues Castillos, de Romildo Risso, de Ruben Lena e de Los Olimareños.

Nessa noite, a travessia musical começará com um dos cantautores mais autênticos do Uruguai. Seu nome é Oscar Massitta e é um andarilho dos caminhos de sua pátria e do sul do Brasil. Em seu trabalho Canciones que nacen del camino, parceria com Martim César, trabalho que será lançado nesse recital, registrou personagens e lugares da fronteira do departamento uruguaio de Cerro Largo, como a Posta del Chuy, uma pousada para diligências e uma ponte fundadas pelos bascos em 1855. Esse lugar é onde nasceu justamente um dos mais famosos cantores uruguaios, Tabaré Etcheverry.

Em seguida, será a vez de subir ao palco um dos números de folclore mais importantes do Uruguai na atualidade, Dúo Copla Alta, sendo hoje o grupo de raiz que leva mais público nos festivais do país vizinho. Em 2019 o duo ganhou o prêmio Charrua de Oro, máxima distinção musical para a música folclórica do Uruguai. Essa noite de música será precedida por uma exposição de imagens da fronteira, de Elis Vasconcellos, bem como pelo lançamento de um livro de contos coletivo, F.A.C.A.S, da Edições Ardotempo, de Alfredo Aquino, composto por amigos do escritor Aldyr Garcia Schlee. O somatório de todos esses aportes culturais pretende trazer a fronteira, e o pampa gaúcho e uruguaio principalmente, para dentro do multipalco. Um momento singular e imperdível.

De 31 de março a 30 de abril
De sexta a domingo, sempre às 19h

Esperando Godot
Esperando Godot
Esperando Godot
Janaína Pellizzon e Sandra Dani vivem Vladimir e Estragon, personagens que esperam por um sujeito chamado Godot, que ninguém sabe exatamente quem é. A trama ganha intensidade e contornos preocupantes com a chegada de Pozzo e Lucky, vividos por Arlete Cunha e Lisiane Medeiros, na relação de escravidão que se estabelece entre os dois. A chegada do menino, papel de Valquíria Cardoso, traz consigo notícias sobre Godot, figura pela qual a espera de todos é constante,chegada sempre adiada, que nunca chega a acontecer. Assim como Beckett revolucionou a narrativa e o teatro do século XX, a montagem desse clássico também vem para quebrar paradigmas no teatro em Porto Alegre com um elenco exclusivamente composto por grandes atrizes da Capital.

Esperando Godot é a peça mais conhecida do irlandês Samuel Beckett e estreou em um pequeno teatro de Paris, em 1953. Nessas sete décadas, o texto recebeu incontáveis estudos, encenações, resenhas e, agora, uma montagem especial com direção de Luciano Alabarse. No elenco, as atrizes Sandra Dani, Janaína Pellizon, Arlete Cunha e Lisiane Medeiros.

Espera
Espera

Dia 4 e 5 de abril (terça-feira) - 19h
Espera
Um dos mais premiados e ativos grupos teatrais gaúchos, a Cia. Incomode-Te irá completar 15 anos de atividade em 2023. O aniversário terá uma programação especial, que inclui a estreia de Espera, espetáculo com texto inédito de Nelson Diniz, que também está no elenco ao lado de Liane Venturella. A direção é assinada por Sandra Possani. A trama expõe um dia na vida de dois personagens que zelam por um local que está prestes a não existir mais. Uma história bem-humorada de duas figuras invisíveis da sociedade. Espera terá produção de Letícia Vieira (Primeira Fila Produções), cenário e figurinos de Carlos Ramiro Fensterseifer, iluminação de Ricardo Vivian e trilha sonora original de Felipe Zancanaro.

Dia 6 de abril (quinta-feira) - 19h
Vissi D’ arte, Vissi D’amore.
Árias e duetos de óperas veristas
Cooperativa de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS)

O programa especial Vissi D'Arte, Vissi D'Amore vem celebrar a vitória do amor e o enaltecimento das artes, que agora ganham um novo palco na capital gaúcha. Elaborado especialmente para a inauguração do Teatro Oficina, o programa apresenta a voz de nossos novos e consolidados talentos gaúchos em diálogo com a contemporaneidade, com a fraternidade e com profundo respeito ao ofício do artista.

Direção artística: Flávio Leite
Participações: Eiko Senda (soprano), Lazlo Bonilla (tenor), Patrick Menuzzi (piano) e coro de solistas da CORS.

Dia 10 de abril (segunda-feira) - 19h
Novos Velhos Corpos 50+

O espetáculo tem como tema a idade, a longevidade e a vulnerabilidade na dança e na vida, misturando dança, vídeo e música. Trata-se de uma criação com bailarinos e coreógrafos com mais de 50 anos: Eva Schul, Eduardo Severino, Mônica Dantas, Robson Duarte, Rossana Scorza e Suzi Weber. O espetáculo?surgiu da necessidade de continuar a dançar apesar dos tempos difíceis e pandêmicos e gira em torno de forças e fragilidades, simbolizadas nas relações entre aproximações, afastamentos e jogos de novos corpos velhos. A dança se estende através do vídeo com as criações do multiartista Alex Sernambi. A performance em cena dos músicos Dora Ávila, Flavio Flu, Marcelo Fornasier e Vasco Piva promove um ambiente sonoro com arranjos sofisticados. O objeto de cena principal é uma maca que se transforma juntamente com a composição coreográfica ancorada na dança contemporânea e improvisações estruturadas. Através das coreografias, o espetáculo oferece perspectivas poéticas de modo a friccionar rótulos geracionais. Ao mostrar a longevidade dos corpos em movimento, acredita-se que seja possível promover imagens de arte, de resistência e de esperança. Novos velhos corpos dançantes que buscam empatia no sentido de mover, respirar e celebrar a longevidade do corpo.

Direção geral: Suzi Weber
Produção: Eduardo Severino e Suzi Weber
Direção cênica: Cláudia Sachs e Lisandro Belloto
Corrografia e atuação: Eva Schul, Monica Dantas, Suzi Weber, Eduardo Severino, Rossana Scorza e Robson Lima Duarte

Dia 11 de abril (terça-feira) - 15h
Circo Zika
Espetáculo-solo do Palhaço Abelardo Biloba, do Circo Rodado

O “Circo Zika” é um espetáculo de palhaço que dá continuidade ao trabalho de pesquisa da Cia. Circo Rodado em clássicos de circo. Neste trabalho solo Paulo Carneiro, o palhaço Abelardo Biloba, apresenta um tradicional circo de pulgas adaptando o clássico aos tempos atuais ao inserir um mosquito Aedes Aegypti como estrela principal de seu show. Através de mecanismos escondidos o próprio mosquito se apresenta no trapézio voador, no trampolim e ainda é acompanhado por um palhaço habilidoso, ou que pensa ser habilidoso, incentivando a imaginação criativa do público que em todas as cenas é convidado a ver um mosquito que na verdade não existe.

Com Paulo Carneiro, direção de Ricardo Puccetti,
Coprodução da Secretaria Municipal de Cultura de Arroio dos Ratos.
Espetáculo infantil vencedor do 16º FESTCARBO 2022.

Theatro São Pedro