Lançamento do livro TEATRO PALAVRA em PDF acessível

Teatro Palavra

Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Teatro São Pedro e Zaffari apresentam:

Lançamento do livro TEATRO PALAVRA em PDF acessível

Acesse aqui!

Capa do livro TEATRO PALAVRA

O livro Teatro Palavra foi lançado em junho deste ano para celebrar os 165 anos do Theatro São Pedro, com organização de Antonio Hohlfeldt, Diego da Maia e fotos de Gilberto Perin. O livro, que é um projeto gráfico de Alfredo Aquino, da editora Ardotempo, com patrocínio do Zaffari, estará, a partir do dia 29 de agosto, disponível em PDF acessível e gratuito no site da instituição: www.theatrosaopedro.rs.gov.br. A descrição das imagens do livro foi realizada pela OVNI Acessibilidade.

Sobre acessibilidade: Um PDF acessível é um documento que funciona como um espelho de qualquer tipo de publicação impressa e que pode ser acessado por meio dos leitores de tela, programas utilizados pelas pessoas com deficiência visual para, por exemplo, navegar pelos conteúdos disponíveis na internet. Os leitores de tela permitem que os textos da respectiva publicação sejam lidos por uma voz sintetizada e descrição das imagens publicadas que são embutidas em forma de texto no código do PDF. Assim, o conteúdo integral do documento torna-se completamente acessível a quem não enxerga. Como a descrição das imagens fica invisível, já que está embutida no código do PDF, o documento pode ser oferecido no mesmo formato para quem tem ou não deficiência visual.

Sobre o livro: A primeira parte da obra traz um texto do jornalista e presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt que, entre outras obras, também é autor de Doce Fera, biografia de Eva Sopher (livro publicado em 1991). Em seu texto, Hohlfeldt dá continuidade à saga de Eva Sopher, que comandou o Theatro São Pedro até a sua morte, em 2018, aos 93 anos, apresentando seu empenho pela construção do Multipalco. A segunda parte traz depoimentos de artistas, funcionários do Theatro São Pedro e público frequentador. Na terceira parte da obra, estão estampados autógrafos de quarenta artistas que se apresentaram nas últimas décadas no palco mais antigo da capital gaúcha.

SOBRE OS AUTORES

ANTONIO HOHLFELDT

Professor Doutor em Letras, pela PUCRS, é ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Autor de dezenas de livros de ficção para crianças e adolescentes, assina igualmente livros de ensaios nas áreas da literatura e dos estudos em Comunicação social, especialmente nos campos da teoria e da História do jornalismo. Entre suas obras, um destaque para "Doce Fera", biografia de Eva Sopher (1991).

DIEGO DA MAIA

Coordenador da Comunicação da Fundação Theatro São Pedro desde 2014, é doutor e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência na gestão da comunicação em projetos na área da educação, da cultura, especialmente no planejamento estratégico em mídias digitais.

GILBERTO PERIN

Graduado em Comunicação Social pela PUCRS, se dedica ao audiovisual, seja como fotógrafo, seja como roteirista para séries e filmes, além de diretor de cena. Suas exposições individuais recentes estiveram no MARGS (Porto Alegre), em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça). Tem dois livros de fotografia publicados, “Camisa Brasileira” e “Fotografias para Imaginar”, além de obras em museus e coleções particulares no Brasil e exterior.

O livro Teatro Palavra foi viabilizado com financiamento do PRÓ- CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010, com proponencia da Associação de Amigos do Theatro São Pedro, produçao da Primeira Fila Produções e patrocinado pelo Zaffari