Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Exposição Porto Alegre de Cenário à Personagem

  • Data: De a

Exposição de arte vestível de Jeannine Krischke

Na Sala de Exposições do Theatro São Pedro ocorrerá a Exposição Porto Alegre de Cenário à Personagem, de Jeannine  Krischke, que reúne oito anos de pesquisas e experimentações de Jeannine Art Wear no campo ampliado das artes visuais, com foco temático da preservação e salvaguarda de nosso patrimônio cultural e natural da cidade de Porto Alegre. A vernissage e aquisição de arte vestível ocorrerá para convidados no dia 22 de março (quarta-feira), das 18h às 21h. A exposição segue para o público em geral, com entrada franca, até o dia 2 de abril (de terça a domingo), das 12h até às 20h ou até o horário dos espetáculos, de acordo com a programação do Theatro São Pedro. 

 

A exposição de Jeannine ART WEAR promove a sensibilização para a importância do território e de incorporar a visão ecológica no cotidiano, ressaltando o patrimônio como protagonista temático e a arte como estratégia de alerta e mobilização para a cultura da preservação e da sustentabilidade. Sua arte em movimento gira a economia criativa e contribui para a salvaguarda do patrimônio em risco, pela sensibilização coletiva de entes públicos e privados e pela doação as associações de amigos de parte da renda geradas pela comercialização das obras. Em paralelo ao laboratório de cores, formas e texturas, e o design ergonômico, as pesquisas de: portabilidade, polivalência, inclusão, economia de energia, zero waste, aplicadas a suportes têxteis diversos, geram peças exclusivas em arte vestível: lenços, xales, ergo dress, eco capas, túnicas, cangas, sombrinhas, sacolas e gravatas.

 

Preza pela valorização do território, com estampas originais, que disseminam a memória e promovem a educação patrimonial, unindo estética, ética e ecologia, em projeto de economia criativa ligando a arte têxtil ao turismo cultural. Desde 2015, as artes têxteis de Jeannine Krischke, inspiradas em Porto Alegre, compõem 7 coleções livres e 3 institucionais: Porto Alegre Corpo e Alma;Biblioteca Pública RS: Miradas e Releituras, Dante Inspira, Segredos Revelados, Jardim Botânico Vivo, PORTO Alegre 250 anos, Porto Alegre 2023, MARGS/AAMARGS, Hotel, Praça da Matriz, AATSP.

 

Em destaque, peças da coleção da Grife da AATSP assinada pela artista Jeannine Krischke, para surpreender com detalhes do belíssimo prédio e da própria sala expositiva transformados em echarpes, ergo dress, scarf dress, sombrinhas, eco shopper... Terá  o lançamento da Coleção Porto Alegre edição 2023 , alusiva a Semana de Porto Alegre, com novas estampas inspiradas em icônicas edificações de nossa capital, e o lançamento de novas sombrinhas exclusivas.Arte têxtil une estética, ética, e ecologia com design zero waste, ergonômico, inclusivo e exclusivo.

 

O projeto prevê ações permanentes de ampliação e melhorias das coleções. Recente viagem de pesquisas no Canadá agregaram inovações tecnológicas e têxteis ao escopo do projeto em curso. Novas criações são constantemente adicionadas ao acervo, por seu escopo dinâmico de transformar Porto Alegre de Cenário à Personagem.

 

CONHEÇA A ARTISTA:

Jeannine Krischke e seu projeto de arte têxtil possui trajetória internacional e busca soluções criativas para democratizar a arte, a incorporando no cotidiano, em suas relações com o corpo e o movimento, com a introdução de recursos tecnológicos de arte múltipla, unido a arte digital ao artesanato. O projeto se consolidou em mais de 100 estampas assinadas pela Jeannine ART WEAR com participação em 65 exposições no Brasil e no exterior. Ganhadora de 10 prêmios nacionais e internacionais.

 

Arte Têxtil em Movimento transforma a cidade-cenário em cidade-personagem. Porto Alegre é, desde sempre, a principal personagem da artista Jeannine Krischke, que ressalta: “Ao percorrer a cidade, observo e admiro a imponência e a harmonia dos velhos edifícios do Centro Histórico, bem como a fluidez e a exuberância da natureza, em áreas de preservação ambiental como o Jardim Botânico. Sou arrebatada pelos detalhes: formas e cores de vitrais, arabescos em gradis de ferro, padrões decorativos de fachadas ou de pinturas murais, desenhos, luzes e sombras a partir dos grafismos das plantas. É dessa matéria que extraio a essência dos vestíveis que desenvolvo. Em meu processo, registro fotograficamente esses elementos e, após alentada edição com ferramentas digitais, elaboro estampas, aplicando-as nos tecidos produzidos a partir do reaproveitamento de fibras e de materiais. Há, nessa pesquisa, uma postura ecológica, assim como há, nas formas ergonômicas dos vestíveis, um olhar atento às diversas corporeidades. Penso o meu trabalho como algo muito além do desenvolvimento de roupas ou de estampas, mas como arte em movimento, um chamado à preservação e à efetiva valorização de nosso patrimônio arquitetônico, artístico e ambiental. Nesse sentido, gosto de pensar que meus vestíveis ampliam as possibilidades da educação patrimonial, pela circulação inusitada e imprevisível que eles têm, considerando seus múltiplos usos e públicos. Elogio sincero e afetivo à cidade na qual nasci e vivo, minhas criações partem de Porto Alegre, sua espacialidade e história, e a tomam como personagem, fazendo-a circular a acionar memórias e fantasias, universalmente, além mares”.

 

Jeannine Krischke

Em 2020 foi contemplada no FAC DIGITAL Sedac RS e também laureada com os prêmios da Prefeitura do LAB POA nas categorias Memória e Patrimônio e Trajetória Em Artes Visuais em 2021. Também obteve o primeiro lugar no Brasil no MIC BROEI categoria moda; tendo participado recentemente de exposições coletivas em Paris, Londres , Viena, Bélgica e Portugal. Inaugurando em 2023 parceria com Galeria de Arte Vestível de Montreal, com criações inspiradas no território e cultura Canadense e também levando Brasilidade para públicos do Canada e USA.

 

SERVIÇO

Local: Theatro São Pedro - Sala de Exposições

Datas: Vernissage 22 de março de 2023 quarta feira das 18h às 21h entrada franca

Pop- up Store Visitação e aquisição de arte vestível: De 22 de março a 2 de abril das

12h às 20h (de terça a domingo).

 

Redes sociais Vídeo exposição PORTO ALEGRE contemplada pelo FAC DIGITAL 2021

 

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCvKUoGuc9CcLRQv78nivf3A

Galeria Online https://artevestivel.wixsite.com/jeannineartwear/artevestivelcolecoes

Facebook https://www.facebook.com/Jeannineartwear

Email artevestivel@gmail.com

WathsApp 5551 999739964



Classificação indicativa

Livre
Livre

Theatro São Pedro