Secretaria da Cultura

Exposição "Porto Alegre de Cenário à Personagem"

• Data: De a

ENTRADA FRANCA

De acordo com os horários de abertura do Theatro São Pedro

das 12h até o início dos espetáculos (de terça a domingo)

Porto Alegre de Cenário à Personagem
Exposição

A exposição PORTO ALEGRE DE CENÁRIO À PERSONAGEM, oportunidade única que reúne 7 anos de pesquisas e experimentações de JEANNINE ART WEAR, no campo ampliado das artes visuais, que buscam pelo foco temático, sensibilizar através da arte vestível, para a preservação e salvaguarda de nosso patrimônio cultural e natural, pela valorização do território, com estampas originais, que disseminam a memória e promovem a educação patrimonial, unindo estética, ética e ecologia, em projeto de economia criativa ligando a arte textil ao turismo cultural. Projeto inovador, desde 2015, as artes têxteis de Jeannine Krischke, inspiradas em Porto Alegre, compõem 6 coleções livres e 3 institucionais: Porto Alegre Corpo e Alma; Biblioteca Pública RS: Miradas e Releituras, Dante Inspira, Segredos Revelados; Jardim Botânico Vivo; POA 250 ano;, MARGS/AAMARGS , Hotel Praça da Matriz.

Guarda-chuva com a estampa da poltrona do Theatro São Pedro
Na sala expositiva do Theatro São Pedro, teremos a Mostra das pesquisas e experimentações da artista simultânea a Pop Up ART WEAR Store de 10 a 18 de dezembro, em destaque peças da coleção da Grife da AATSP assinada pela artista Jeannine Krischke, para surpreendernos com detalhes do belíssimo prédio e da própria sala expositiva transformados em echarpes, scarfdress, sombrinhas,

ecoshopper e gravatas. Teremos o lançamento da Coleção POA 250 anos com 10 estampas inéditas inspiradas em icônicas edificações de nossa capital como o marco zero de Porto Alegre: a Fonte Talavera de La Reina, e o lançamento das sombrinhas e das ecobeach e ecoshopper exclusivas.

Arte textil une estética, ética, e ecologia com design ergonômico inclusivo e exclusivo.

A exposição de Jeannine ART WEAR promove a sensibilização para a importância do território e de incorporar a visão ecológica no cotidiano, ressaltando o patrimônio como protagonista temático e a arte como estratégia de alerta e mobilização para a cultura da preservação e da sustentabilidade. Sua arte em movimento gira a economia criativa e contribui para a salvaguarda do patrimônio em risco, pela sensibilização coletiva de entes públicos e privados e pela doação as associações de amigos de parte da renda geradas pela comercialização das obras. Em paralelo ao laboratório de cores, formas e texturas, e o design ergonômico, as pesquisas de: portabilidade, polivalência, inclusão, economia de energia, zero waste, aplicadas a suportes têxteis diversos, geram peças exclusivas em arte vestível: lenços, xales, ergodress, ecocapas, túnicas, cangas, sombrinhas, sacolas e gravatas.

O projeto prevê ações permanentes de ampliação das coleções com melhorias. Novas criações são constantemente adicionadas ao acervo, pois tem perspectiva de continuidade, por seu escopo dinâmico de transformar Porto Alegre de Cenário à Personagem.

Arte textil em movimento transforma a cidade de cenário em personagem.

Porto Alegre é, desde sempre, minha principal personagem. Ao percorrer a cidade, observo e admiro a imponência e a harmonia dos velhos edifícios do Centro Histórico, bem como a fluidez e a exuberância da natureza, em áreas de preservação ambiental como o Jardim Botânico. Sou arrebatada pelos detalhes: formas e cores de vitrais, arabescos em gradis de ferro, padrões decorativos de fachadas ou de pinturas murais, desenhos, luzes e sombras a partir dos grafismos das plantas. É dessa matéria que extraio a essência dos vestíveis que desenvolvo.

Em meu processo, registro fotograficamente esses elementos e, após alentada edição com ferramentas digitais, elaboro estampas, aplicando-as nos tecidos produzidos a partir do reaproveitamento de fibras e de materiais. Há, nessa pesquisa, uma postura ecológica, assim como há, nas formas ergonômicas dos vestíveis, um olhar atento às diversas corporeidades.

Penso o meu trabalho como algo muito além do desenvolvimento de roupas ou de estampas, mas como arte em movimento, um chamado à preservação e à efetiva valorização de nosso patrimônio arquitetônico, artístico e ambiental. Nesse sentido, gosto de pensar que meus vestíveis ampliam as possibilidades da educação patrimonial, pela circulação inusitada e imprevisível que eles têm, considerando seus múltiplos usos e públicos.

Elogio sincero e afetivo à cidade na qual nasci e vivo, minhas criações partem de Porto Alegre, sua espacialidade e história, e a tomam como personagem, fazendo-a circular a acionar memórias e fantasias, universalmente, além mares.

A artista Jeannine Krischke e seu projeto de arte textil com trajetória internacional.

Jeannine Krischke busca soluções criativas para democratizar a arte, a incorporando no cotidiano, em suas relações com o corpo e o movimento, com a introdução de recursos tecnológicos de arte múltipla, unido a arte digital ao artesanato. O projeto se consolidou em mais de 100 estampas assinadas by Jeannine ART WEAR com participação em 65 exposições no Brasil e exterior, e 10 prêmios, nacionais e internacionais .Em 2020 foi contemplada no FAC DIGITAL Sedac RS e também laureada com os prêmios da Prefeitura do LAB POA nas categorias Memoria e Patrimônio e Trajetória Em Artes Visuais em 2021 e também obteve o 1a lugar no Brasil no MIC BR OEI categoria moda; tendo participado recentemente de exposições coletivas em Paris, Londres , Viena, Bélgica e Portugal.

Redes sociais Video exposição a PORTO ALEGRE contemplada pelo FAC DIGITAL 2021
Youtube https://www.youtube.com/channel/UCvKUoGuc9CcLRQv78nivf3A
Galeria Online https://artevestivel.wixsite.com/jeannineartwear/artevestivelcolecoes
Facebook https://www.facebook.com/Jeannineartwear