Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Está encerrada a votação de escolha popular para nomear o Teatro Oficina do Multipalco

Publicação:

Teatro Oficina
Teatro Oficina - Foto: Júlia Muri

No dia 1° de fevereiro foi aberta a votação para a escolha do nome do Teatro Oficina, do Multipalco Eva Sopher, um dos espaços do complexo cultural Theatro São Pedro. A escolha popular faz parte de uma ação da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro que, após consulta de diferentes membros da classe artística, escolheram cinco possíveis nomes para a votação. São eles: Carmen Silva, Irene Brietzke, Ivo Bender, Mauro Soares e Olga Reverbel. A votação esteve disponível até o dia 1° de março e o resultado será divulgado no dia da inauguração do espaço, dia 27 de março, data que é comemorado o Dia Mundial do Teatro.

O Teatro Oficina é um espaço de apresentação artística com galerias e espaços móveis para 150 espectadores e capacidade de expansão, de acordo com cada montagem cenográfica, sendo destinado à criação de espetáculos e propostas experimentais com total de 350 m². 

Saiba um pouco sobre cada nome:

 Carmen Silva (1916 - 2008)

Carmen Silva nasceu em Pelotas e trabalhou no rádio, no cinema, no teatro e na televisão. Sua primeira participação na televisão foi  em 1956, no filme “Anos de Ternura”,  na Record. Carmen consta que em toda a sua carreira, a personagem que mais a marcou foi Flora, da novela “Mulheres Apaixonadas” da TV Globo. 

 

Irene Brietzke (1944 - 2021)

Nascida em Porto Alegre, Irene Brietzke foi atriz e diretora de teatro, sua carreira foi construída no Rio Grande do Sul. Em 1966 estreou como atriz em uma peça infantil dirigida por Ivo Bender chamada "Quatro pessoas passam enquanto as lentilhas cozinham". Nos anos 90 foi curadora do festival de teatro Porto Alegre em Cena e em 1998 dirigiu a abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre. 

 

Ivo Bender (1936 - 2018)

Nascido em São Leopoldo, Ivo Bender foi um escritor e dramaturgo. É considerado um dos mais importantes dramaturgos gaúchos. Começou a escrever suas peças na década de 60, influenciado pelo teatro do absurdo. 

 

Olga Reverbel (1917 - 2008)

Olga Reverbel nasceu em São Borja e foi professora, teórica e autora brasileira. Considerada a pioneira nos estudos e práticas das relações entre educação e teatro no Brasil. Olga é uma das precursoras do movimento “Teatro e Educação”, além de ser autora de diversas obras que abordam este tema. 

Mauro Soares (1952 - 2022)

Nascido em Pelotas, Mauro Soares foi ator e diretor. Participou em mais de 30 espetáculos e dirigiu 7. Mauro se destacou por interpretar diversos papéis coadjuvantes. Em 1966 estreou no teatro atuando na peça “Os Deuses Riem”.

 

Theatro São Pedro