Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Cavalleria Rusticana

  • Data:

Montagem operística da CORS, com 1h15min de duração, da obra-prima do italiano Pietro Mascagni.

Formada por cantores da cena lírica gaúcha, a recém-criada Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) já está pronta para apresentar ao público gaúcho a montagem operística Cavalleria Rusticana (1890), obra-prima do compositor italiano Pietro Mascagni (1863-1945). A ópera, com 1h15min de duração e totalmente legendada, será apresentada dia 28 de junho às 21h no Theatro São Pedro.

Embora a história de ciúmes, traição e morte se passe originalmente em uma aldeia do Sul da Itália, a montagem pensada pelo diretor cênico Flávio Leite pretende explorar o caráter atemporal da trama. “Estamos diante de um drama presente nas relações humanas de qualquer época ou lugar”, esclarece. Por isso, diz, a encenação será visualmente limpa, com elementos cênicos pontuais que assumirão papeis diferentes ao longo da narrativa. “Queremos evidenciar, sobretudo, as relações humanas que se estabelecem entre os personagens. O verismo traz essa característica do texto muito mais próximo da fala, com discurso mais reto e similar ao teatro de prosa”, explica o diretor.


A trama

A trama de Cavalleria Rusticana se constrói a partir do amor de Santuzza pelo amante Turiddu, que, após chegar de viagem, retorna aos braços de sua antiga noiva, Lola, então já casada com Alfio. Louca de ciúmes, Santuzza conta a Alfio sobre a relação de Lola e Turiddu, gerando conflitos e desdobramentos de grande densidade dramática.


Ficha Técnica:
Santuzza – Eiko Senda
Turiddu - Sérgio Sisto
Alfio - Daniel Germano
Lucia - Angela Diel
Lola - Renata Gonçalves
Coro – Vocal Provox
Piano - Fernando Rauber
Direção Cênica - Flávio LeiteIluminação - Veridiana Mendes
Elementos cênicos - Rodrigo Shalako

Compre Ingressos Aqui

Valores entre R$ 20,00 e R$ 60,00

Theatro São Pedro