Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Aniversário do Theatro São Pedro - 164 anos

Publicação:

Theatro São Pedro
22171732-tsp-credito-diego-da-maia-4-1.jpg

O teatro mais antigo da capital gaúcha celebra 164 anos com uma programação especial e gratuita

O Theatro São Pedro, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac/RS), completa 164 anos no dia 27 de junho. Para essa comemoração, o público ganha uma semana de atrações gratuitas e com ingressos mediante doação de alimentos não perecíveis. A celebração começa no dia 22 (quarta), às 19h, com o Sarau do Solar Solidário, projeto da Assembleia Legislativa, que apresenta no palco o show do guitarrista e compositor Pedro Tagliani. Dia 25 (sábado), às 20h, é a vez da Orquestra Jovem Theatro São Pedro, com regência da maestrina Keliezy Severo. Para o dia 26 (domingo) haverá uma edição especial da Feira POA Criativa, a partir das 11h, na Praça Multipalco, uma feira multicultural, com diversidade gastronômica em um ambiente para encontrar amigos e ouvir boa música. Para os apreciadores de música erudita, às 18h, no palco do Theatro São Pedro, teremos a apresentação do concerto oficial da Orquestra Theatro São Pedro, com regência do maestro Evandro Matté, e três solistas convidados: o músico alemão Christoph Hartmann (oboé) e os brasileiros Fernando Deddos (Eufônio) e José Milton Vieira (Trombone). No dia do aniversário, 27 de junho, na Praça Multipalco, será realizada a Festa para São Pedro, a partir das 17h, com três atrações ao ar livre: Sol Maior, Orquestra Jovem Theatro São Pedro e a apresentação da escola de samba campeã do Carnaval de Porto Alegre 2022, Imperadores do Samba, com show especial na Concha Acústica do Multipalco. O evento terá comidas e bebidas típicas das festas de São João. Todas as atrações são gratuitas, e as que ocorrem no Theatro São Pedro têm entrada mediante a doação de 2kg de alimento não perecível.

 

A semana do aniversário encerra com duas atrações especiais. O Musical Évora, projeto fixo da casa, receberá no dia 29 de junho (quarta-feira), às 12h30, no Foyer Nobre, a cantora Tássia Minuzzo, que apresenta o show Tributo a Piaf, acompanhada pelo pianista Michel Dorfman. O recital é uma homenagem à reabertura do Theatro São Pedro, que ocorreu em 1984, com o espetáculo Piaf, da grande dama do teatro brasileiro Bibi Ferreira. No dia 30 (quinta-feira), teremos o início da quarta temporada do projeto Mistura Fina, às 18h30, no Foyer Nobre, que traz o grupo Alma Lusitana, com fados consagrados, ao lado do artista Jairo Klein e sua personificação de Fernando Pessoa. Ambos os projetos ocorrem com entrada franca.

A Orquestra Theatro São Pedro lançará, no dia 27 de junho, o projeto Visita Orquestrada ao Theatro São Pedro. O projeto é uma correalização da Benfeitoria e da Sitawi Finanças do Bem, colaboração da Unimed, e apoio do BNDES, que, por meio de uma vaquinha virtual, contou com a colaboração de inúmeras doações para a produção dessa obra, que conta com oito vídeos que apresentam a história e os bastidores do Theatro São Pedro a partir de uma personagem especial, Dulce Miranda, uma atriz fantasma que habita o teatro desde o século XIX, interpretada por Bruna Tessuto. Os vídeos estarão disponíveis no canal do youtube do Theatro São Pedro e da Orquestra Theatro São Pedro.

PROGRAMAÇÃO

Sarau do Solar Solidário - Pedro Tagliani (Homenagem 164 anos TSP)

22/06 (quarta) - 21h


Com 40 anos de carreira, o guitarrista e compositor Pedro Tagliani é a atração do Sarau do Solar especial em comemoração ao aniversário do Theatro São Pedro. O projeto é realizado pela Assembleia Legislativa desde 1993, quando foi inaugurada a restauração do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968), construção histórica que desde então concentra a maior parte das iniciativas culturais do Parlamento gaúcho. O projeto consiste na promoção de espetáculos musicais, com entrada franca, em temporadas anuais que vão de março a dezembro. Por sua relevância para a cidade, foi agraciado por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre.


Ingressos gratuitos mediante 2kg de alimento não perecível

Orquestra Jovem Theatro São Pedro

25 de junho (sábado) -20h


A Orquestra Theatro São Pedro desenvolve esse importante trabalho social com o ensino da música de orquestra para crianças e adolescentes. Dia 25 de junho é a vez delas subirem ao palco do Theatro São Pedro, sob a regência da maestrina Keliezy Severo, e encantar a todos com repertório erudito e popular, com obras nacionais e internacionais.


Entrada franca mediante 2kg de alimento não perecível

Feira Multipalco

26 de junho - das 11h às 21h


A primeira edição da Feira POA Criativa ocorrerá na Praça Multipalco. Uma feira multicultural, com diversidade gastronômica em um ambiente para encontrar amigos e ouvir boa música. 


ENTRADA FRANCA

Orquestra Theatro São Pedro

26 de junho (domingo) - 18h


Com regência de Evandro Matté, o concerto especial de aniversário do Theatro São Pedro recebe três solistas: o músico alemão Christoph Hartmann (oboé) e os brasileiros Fernando Deddos (Eufônio) e José Milton Vieira (Trombone).


Ingressos gratuitos mediante 2kg de alimento não perecível

Festa de São Pedro

27 de junho (segunda) - das 17h às 21h


Com três atrações ao ar livre, a festa é uma grande celebração no dia do aniversário do Theatro São Pedro, com as apresentações da ONG Sol Maior, da Orquestra Jovem Theatro São Pedro e da escola de samba campeã do Carnaval de Porto Alegre 2022, Imperadores do Samba, que fará um show especial na Concha Acústica do Multipalco. Teremos a distribuição gratuita de pipoca e quentão, além da venda de comidas e bebidas típicas das festas de São João.


ENTRADA FRANCA

Musical Évora - Especial de aniversário

Dia 29 (quarta) - 12h30

Tássia Minuzzo (voz) e Michel Dorfman (piano)


O Tributo a Piaf, em comemoração aos 164 anos do Theatro São Pedro, vem para homenagear uma das principais intérpretes francesas do século XX, Édith Piaf. Filha de mãe cantora e pai acrobata, Édith Giovanna Gassion nasceu em Belleville, um distrito de imigrantes em Paris. Com uma vida marcada por perdas e sofrimento, a musa da chanson apresenta através da sua voz uma intensidade que sua história pede. A dupla formada por Tássia Minuzzo (voz) e Michel Dorfman (pianista) une-se para interpretar um repertório descontraído, sem perder a força e a dramaticidade dos temas, além de explorar o melhor da chanson française, com o mesmo vigor e dinamismo de Piaf.


ENTRADA FRANCA



Theatro São Pedro